quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Sensível demais...


Quando uma canção é sensível demais, 
reunindo melodia e letra em um resultado espetacular,
 digo que pode ser interpretada em qualquer estilo 
e o resultado será sempre bom!!!


"Sensível demais"
canção composta pelo cantor e compositor carioca Jorge Vercillo é uma destas obras primas que na voz de quem quiser re-gravá-la, será sucesso, 
pois que o conjunto entre melodia e letra é genial.


Capa do CD Acústico de Chrystian e Ralf, gravado em 1998


O mais interessante no caso desta canção é que Jorge Vecillo a compôs e não a gravou logo de imediato... a primeira gravação de "Sensível demais" que se conhece vem na interpretação da "dupla mais afinada do Brasil", os irmãos Chrystian e Ralf, que a interpretaram em seu CD e DVD Acústico, de 1998, lançado pela Warner-Continental. Foi sucesso imediato, e muitos estranharam o fato de um compositor e cantor de MPB ceder uma canção sua para uma dupla sertaneja, mas enfim, o resultado foi espetacular.






=================



Blog de moscanasopa : Mosca na sopa, Uma linda canção, para duas grandes amigas, Cintia e Ediene... sensível demais!!!
A cantora Nalanda, remanescente do programa Fama, 
grava "Sensivel demais" pela Som Livre, para a trilha da novela Chocolate com pimenta


Anos mais tarde, em 2003, a cantora Nalanda, uma das remanescentes do programa Fama, da TV Globo, grava "Sensível demais" que é incluída na trilha sonora nacional da novela Chocolate com pimenta, da mesma emissora... a interpretação de Nalanda também não fica atrás da de Chrystian e Ralf.

O DVD de Maria Bethânia, Música é perfume, de 2005


Em 2005 foi a vez da baiana Maria Bethânia gravar em seu DVD Música é perfume, a canção "Sensível demais"... e aí vemos que depois de uma passagem pelo sertanejo, pelo pop, agora a melodia recebe um arranjo mais voltado para a MPB e magistralmente, a voz de Bethânia dá um toque mais que romântico a esta maravilha.




Faixa bônus do DVD Música é perfume, de 2005, onde Maria Bethânia ensaia a gravação de "Sensível demais"






Em 2011, enfim, é a vez do criador celebrar sua criatura... Jorge Vercillo lança o CD Como diria Blavatsky, seu nono disco, pelo seu próprio selo "Leve", e uma homenagem à escritora russa do século XIX Helena Blavatsky, com 12 canções, todas autorais, e agora como canção principal do disco, "Sensível demais".



Enfim, o CD de Jorge Vercillo, Como diria Blavatsky, lançado em 2011, 
onde o cantor e compositor finalmente grava sua canção "Sensível demais"

Exatamente 13 anos após a primeira gravação de "Sensível demais", Jorge Vercillo resolve então dar a sua voz e seu arranjo à sua própria obra, e é neste momento que podemos ouvi-la talvez, como tenha sido concebida, mas não menos bela como nas vozes de Chrystian & Ralf, Nalanda e Bethânia... o próprio Jorge conta que na campanha de divulgação do seu disco anterior, de 2010, DNA, em visita pelas rádios FM do interior do estado de São Paulo, os locutores sempre tocavam seus sucessos, mas ao fundo sempre ouvia uma canção sertaneja, até que um destes radialistas pergunta a ele "porque você não regrava, não recorre a si mesmo, porque esta música aqui é sua", referindo-se a "Sensível demais" na voz de Chrystian e Ralf, e isso chama a atenção compositor pois que havia se esquecido da música e então resolve gravá-la.



Seu arranjo ficou espetacular, deixando em destaque o violão de aço e a percussão, onde a canção se apresenta em ritmo de "música de acampamento" como o próprio Jorge Vercillo define.



Vídeo dos bastidores da gravação do CD Como diria Blavatsky, onde o próprio Jorge conta como resolver gravar "Sensível demais"




A Letra

"Sensível demais" - Jorge Vercillo
Hoje eu tive medo
De acordar de um sonho lindo
Garantir reter guardar essa esperança
Ando em paraísos descaminhos precipícios
Ao seu lado eu vejo que ainda sou uma criança

Sensível demais eu sou um alguém que chora
Por qualquer lembrança de nós dois
Sensível demais você me deixou e agora
Como dominar as emoções

Quando vem à tona todo amor que está por dentro
Chamo por teu nome em transmissão de pensamento
Longe a sua casa vejo a luz do quarto acesa
Não tem nada quando vaza que segure essa represa

Sensível demais eu sou um alguém que chora
Por qualquer lembrança de nós dois
Sensível demais você me deixou e agora
Como dominar as emoções

Sensível demais eu sou um alguém que chora
Por qualquer lembrança de nós dois
Sensível demais você me deixou e agora
Como dominar as emoções

Eu sou um alguém que chora
Por qualquer lembranças de nós dois
Sensível demais você me deixou e agora
Como dominar as emoções

2 comentários:

  1. Bom dia, Elson!

    Vc judiou do meu coração com estas versões desta música maravilhosa. O problema é que sou assim, sensível demais, e só de escutar a música fico emocionada, com vontade de chorar... ela mexe muito comigo, tanto a letra quanto a melodia foram feitos para mexer com as nossas emoções. Mas é bom quando somos tocados, quando o nosso lado sensível aflora.
    Não preciso dizer que seu blog está maravilhoso, em tudo se percebe o seu capricho, o seu profissionalismo, a sua capacidade e sua dedicação. Sou sua fã de carteirinha, rs!
    Um beijo, meu querido amigo, que seu dia seja maravilhoso!
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa minha amiga, fiquei preocupado agora, rs... não queria te fazer chorar... mas sabe? ser sensível demais é bom, tem seu lado bom... sensíveis demais vivem melhor... valeu por ter curtido tanto este meu artigo... é pra isso que estou aqui... divulgar a boa Música Brasileira, e alegrar e sensibilizar meus amigos.

      Excluir

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry