sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A Música Brasileira no Teatro: "Deus lhe pague"





Há algum tempo já pensava em publicar este artigo, inspirado por uma amiga, professora de São José do Rio Preto-SP, que me enviou um vídeo do Youtube com a gravação da canção "Um novo dia", composição de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, e interpretada pelo sambista e ator carioca, Nadinho da Ilha, com um coro ao fundo. 






Esta canção faz parte de um álbum lançado em 1976, em vinil, com 12 canções, todas de autoria de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, compostas para integrar  uma super produção cênica-musical, da peça “Deus lhe pague”, de Joracy de Camargo, exibida no palco do Canecão, no Rio de Janeiro



Edu Lobo e Vinicius de Moraes




Esta versão do grande sucesso teatral "Deus lhe pague" foi produzida por Mário Prioli, sob a direção de Bibi Ferreira e tendo Walmor Chagas e Marília Pera à frente do elenco, além de Marco Nanini, Ronaldo Resedá, Neusa Borges, Nadinho da Ilha, entre outros.  





Este disco foi lançado pela gravadora EMI Odeon, e contou com as interpretações dos próprios atores da peça, Marília Pera, Walmor Chagas, Marco Nanini, Nadinho da Ilha, etc.



LETRA

"Um novo dia" (Edu Lobo e Vinicius de Moraes) 

Um novo dia vem nascendo
Um novo sol já vai raiar
Parece a vida, rompendo em luz
E que nos convida a amar

Oh, meu irmão, não desespera
Espera a luz acontecer
Para que a vida renasça em paz
Nesse novo amanhecer

Surgem as abelhas em zoeira a sugar o mel das flores gentis
Param as ovelhas pelo monte, a recordar os horizontes felizes
Vindo à distância cantam galos em longínquos intervalos de sons
Pombos revoando, vão uivando, vão passando nestes céus tão azuis

Ah, quanta cor e luz!

E o movimento vai crescendo
Vai aumentando em amplidão
Parece a vida pulsar no ar
O bater de um coração

Sobem pregões vindos da praça
Começa o povo a aparecer

Quem quer comprar neste novo dia
A alegria de viver?




======




A peça teatral

"Deus lhe pague"








Esta versão musical de Deus lhe pague de 1976, com direção de Bibi Ferreira, sem dúvida, foi um musical ao qual a imprensa não deu grande importância, e o espetáculo acabou não recebendo a repercussão merecida, beirando ao fracasso, sem deixar a desejar em nada, em termos de qualidade da obra e dos artistas envolvidos.




Procópio Ferreira interpretando o mendigo de Deus lhe pague



Deus lhe pague, de Joracy de Camargo, é um clássico do nosso teatro e já foi levada ao público por diversos grupos cênicos. O certo é que esta versão ficou um pouco apagada e talvez por isso mesmo, o álbum nunca antes tenha sido relançado.


Em 1932, o jornalista, cronista, professor e dramaturgo carioca Joracy de Camargo escreveu a peça Deus lhe pague, representada pela primeira vez pelo ator Procópio Ferreira, no Teatro Boa Vista, em São Paulo, no dia 30 de dezembro do mesmo ano, pela Companhia Procópio Ferreira. Em 15 de junho de 1933 já era representada no Teatro Cassino Beira-Mar, no Rio de Janeiro. O sucesso foi instantâneo, e todas as companhias brasileiras passaram a ter Deus lhe pague em seus repertórios. 

Vertida para o castelhano, por José Siciliano e Roberto Talice, foi representada em Buenos Aires, simultaneamente, em quatro teatros. Em 1936, foi incluída no repertório das companhias de todos os países latino-americanos. Na Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, a peça foi adotada como livro auxiliar para os estudantes de língua portuguesa, tendo sido então representada, pelos alunos, não só naquela instituição como na Academia Militar de West-Point. Em 1935, Procópio Ferreira alcançou grande sucesso com as representações da peça em Lisboa; em 1947 foi representada em Madri e em todo o interior da Espanha, em tradução do marquês Juán Inácio Luca de Tena






Deus lhe pague, na interpretação de Procópio Ferreira se tornou o maior sucesso do teatro brasileiro na primeira metade do século XX e, primeira peça teatral brasileira encenada no exterior, alcançou prestígio internacional, sendo adaptada para o cinema na ArgentinaDeus lhe pague, foi representada mais de 14.000 vezes no Brasil.


Essa peça foi traduzida para muitos idiomas, inclusive o polonês, hebraico, iídiche e japonês, e constituiu, ainda, o maior sucesso de livraria da literatura teatral. Em vida do autor, alcançou, no Brasil, trinta edições, cinco em Portugal, três na Argentina, duas no Chile e nos Estados Unidos e uma em diversos outros países.


O ator Bemvindo Sequeira interpretando o mendigo, em montagem de Deus lhe pague,
 em ano de comemoração do centenário de nascimento de Procópio Ferreira, 1998.



Procópio Ferreira chama a Deus lhe pague de "a maior obra cultural do teatro brasileiro".






Joracy Schafflor Camargo ocupou entre 1967 e o ano de sua morte, 1973, a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.



======




Nadinho da Ilha




Aguinaldo Caldeira, mais conhecido como Nadinho da Ilha, nasceu em 11 de junho de 1934 no Rio de Janeiro. Foi ator, compositor e cantor de samba brasileiro. Seu apelido era uma referência não à Ilha do Governador, como muitos imaginavam, mas à Ilha dos Velhacos, comunidade da Muda, na Tijuca.






Durante toda sua carreira, lançou cerca de 15 compactos simples, 20 duplos e quatro LPs, todos pela antiga EMI Odeon. Como ator, participou, entre outras peças, da primeira montagem da "Ópera do malandro", de Chico Buarque, de "Deus lhe pague", de Joracy Camargo; do humorístico “Cabaré do Barata”, com Agildo Ribeiro, na finada TV Manchete, do programa humorístico A Festa é Nossa e do especial Tem Criança no samba, ambos na TV Globo, e do filme “Loucuras cariocas”, de Carlos Imperial.






Seu estilo de cantar era bem humorado e alegre, e isso marcou sua carreira como um dos melhores sambistas de sua época. 

Faleceu em agosto de 2009, no Rio de Janeiro, depois de lutar contra um câncer agravado pela diabetes que o acompanhou nos últimos anos.



Ander Cleber, Aretha e Nadinho da Ilha no especial de TV Tem Criança no Samba, em 1984.
  


Outra canção desta versão musical para o teatro, de Deus lhe pague, que merece destaque, é a canção "Eu agradeço", também na interpretação de Nadinho da Ilha, acompanhado do ator Marco Nanini, da atriz e cantora Neuza Borges e côro. Esta canção também foi sucesso do grupo carioca Originais do samba.



A letra

"Eu agradeço" - Edu Lobo e Vinicius de Moraes

Eu agradeço 
Eu agradeço a você 
Muito obrigado por toda a beleza que você nos deu 
Sua presença, eu reconheço 
Foi a melhor recompensa 
Que a vida nos ofereceu 

Foi muito lindo 
Você ter vindo 
Sempre ajudando, sorrindo, dizendo 
Que não tem de quê 

Eu agradeço, eu agradeço 
Você ter me virado do avesso 
E ensinado a viver 
Eu reconheço que não tem preço 
Gente que gosta de gente assim feito você 



Um comentário:

  1. Lindíssima música, uma das mais belas composições de Vinicius e Edu Lobo. Pena que não seja divulgada e conhecida como deveria.

    ResponderExcluir

"Quem não pode atacar o argumento, ataca o argumentador." Paul Valéry